Asfalto: alguns conceitos e características

Um dos mais antigos e polivalentes produtos utilizados pelo homem na construção, o asfalto configura uma lista com mais de cem diferentes tipos de aplicação, que atende necessidades desde o setor da agricultura até o segmento industrial.

Sua principal aplicação é na indústria da construção civil. É um dos itens mais antigos e relevantes para o crescimento econômico de várias civilizações mundiais. Aproximadamente 95% de todas as estradas brasileiras pavimentadas recebem a pavimentação asfáltica.

O asfalto é um composto resultante de material de cimentação preto que varia amplamente em consistência: de sólido a semissólido (sólido macio) em temperaturas normais. Quando aquecido, o asfalto amolece e deforma, podendo até chegar no estado líquido, o que permite que esse material seja ainda utilizado em outros tipos de produtos que objetivem revestir as partículas agregadas.

Máquina acabadora realizando aplicação de CBUQ

O asfalto é constituído, em grande parte, por um hidrocarboneto chamado betume. Praticamente todo processo de fabricação de asfalto usado no Brasil é produzido em refinarias de petróleo, o que confere sua definição de asfalto de petróleo. O elevado nível de controle aplicado nos processos permite que as refinarias produzam diferentes compostos asfálticos, com características específicas para as diversas necessidades de aplicações.

Uma das características e vantagens da utilização do asfalto na engenharia e em materiais de manutenção é sua grande versatilidade. Embora seja considerado um produto semissólido em temperaturas comuns, o asfalto pode ser liquefeito pela aplicação de solventes ou emulsionadores. Suas características estão relacionadas a um cimento forte que é prontamente adesivo e altamente impermeável, com elevado grau de durabilidade, o que o torna particularmente útil na construção de projetos de estradas e rodovias.

O asfalto de pavimentação, comumente chamado de ligante, é um composto material altamente viscoso (grosso). Essa característica confere ao material uma aderência rápida entre suas partículas e, portanto, resulta em um excelente cimento para ligar partículas agregadas no processo de pavimentação. O blinder é um excelente material de impermeabilização e é resistente a quase todos os
ácidos, álcalis (bases) e sais. Isso significa que um pavimento adequadamente construído é impermeável e resistente a muitos tipos de danos químicos.

O ligante para pavimentação também pode conter modificadores para melhorar o desempenho e suas propriedades. Alguns desses aglutinantes requerem armazenamento e manuseio especiais, em que as recomendações dos fornecedores de materiais devem ser seguidas à risca para garantir que essas características de desempenho não sejam alteradas ou perdidas antes da mistura e colocação,
durante o processo de pavimentação.

Muitas razões são apresentadas para a utilização do asfalto em obras de pavimentação, dentre elas, destacam-se:

» capacidade de apresentar forte ligação entre seus agregados, servindo como um material ligante com elevado nível de flexibilidade;
» capacidade impermeabilizante, que confere uma característica de resistência às ações de produtos químicos e grande parte dos tipos de ácidos, álcalis e sais, o que permite ser aquecido ou emulsionado, para aplicação em diversas combinações de estruturas minerais, com ou sem aditivos químicos.

O asfalto é chamado de material betuminoso porque contém betume, um hidrocarboneto material solúvel em dissulfato de carbono. O alcatrão obtido a partir da destilação destrutiva do carvão mole também contém betume. Tanto o petróleo de asfalto quanto o alcatrão de carvão são denominados materiais betuminosos. No entanto, suas propriedades são bastante distintas.

O asfalto de petróleo não deve ser confundido com o carvão de alcatrão. Enquanto o asfalto de petróleo é composto quase inteiramente de betume, o teor de betume no carvão de alcatrão é relativamente baixo. Os dois materiais devem ser tratados como entidades separadas.

O desempenho do aglutinante muda quando o material é aquecido ou envelhecido. O blinder tende a se tornar duro, quebradiço e, portanto, perder parte de sua capacidade de aderir a partículas agregadas. Essas mudanças podem ser minimizadas pela compreensão das propriedades do aglutinante, por meio de medidas específicas durante a construção, para garantir que o pavimento acabado seja construído de maneira a retardar seu processo de envelhecimento.

Devido à sua diversidade de propósitos de aplicação, existe confusão a respeito da origem do asfalto, sobre como seu material é refinado e seus níveis de classificação. Existem ainda semelhantes dúvidas em relação aos termos associados a suas propriedades de composição e utilização.

 

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