O controle tecnológico é uma das partes da gestão de qualidade de um empreendimento que visa verificar, por meio de ensaios de laboratório e de campo, se as especificações técnicas de um determinado produto estão sendo atendidas.
No caso de uma obra, o produto pode ser considerado qualquer material utilizado para a construção: aço, asfalto, concreto, solo, entre outros.
Esse controle deve garantir a eficácia e o cumprimento das normas dos ensaios executados. Desta forma, é fundamental que a empresa e os profissionais envolvidos no processo tenham expertise e atualização constante, assim como equipamentos calibrados que atendam aos requisitos de confiabilidade.
Benefícios
Os principais benefícios de investir em controle tecnológico aplicado a obras são a garantia da qualidade e a segurança técnica. Ter uma empresa especializada e experiente no assunto garante que a obra construída ou manutenida está obtendo materiais de acordo com os parâmetros de projeto.
Além disso, outro grande impacto ao contratar uma empresa especializada em controle tecnológico, como a Molps, é atrelar ao seu produto um sistema de qualidade e um apoio técnico especializado de uma equipe altamente competente. Isso oferece soluções tecnológicas e melhora os resultados, tanto no âmbito técnico quanto no âmbito financeiro de uma obra.
É fundamental que grandes obras e organizações contem com o suporte de empresas parceiras especializadas, que prezam pela qualidade e segurança – principalmente no que se refere aos serviços de controle tecnológico.
Sendo assim, o controle tecnológico nunca pode ser visto como gasto ou uma obrigação normativa e sim como um investimento, pois ele trará retornos positivos e duradouros! Nesse contexto, somos uma empresa diferenciada, seja por nossa equipe qualificada e engajada, por nossas tecnologias de mercado ou por nosso constante esforço em inovar e evoluir.